Conta azul | Saúde mental | Empreendedores

Setembro Amarelo: 5 estratégias para empreendedores cuidarem da saúde mental

Especialistas da Conta Azul falam sobre como o controle financeiro pode estar atrelado a um maior bem-estar mental.

 

Rio de Janeiro, setembro de 2023 – O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio e conscientização da saúde mental. No meio empresarial, o número de empreendedores que sofrem com a tensão psicológica e o estresse de gerir o próprio negócio é preocupante, fazendo com que casos de ansiedade e depressão sejam cada vez mais comuns. Manter as finanças organizadas pode ser uma forma de driblar a sensação de insegurança, tendo mais clareza sobre a situação da empresa. É o que afirma Paula Moraes, Gerente de Gestão de Talento da Conta Azul da Conta Azul – ERP de gestão financeira.

Uma pesquisa realizada pela Troposlab em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais ouviu 653 empreendedores de quase todos os estados do Brasil. Mais da metade foi diagnosticada com ansiedade. Além disso, 11% dos entrevistados relataram que sofrem com depressão. A pesquisa constatou também que mulheres à frente do próprio negócio adoecem ainda mais que os homens: 28,5% das entrevistadas relataram sintomas de ansiedade, contra 22,2% dos homens. Enquanto isso, 10,4% das mulheres confirmaram sofrer com a depressão, citada por 3,4% dos homens.

Os números também são alarmantes a nível global. Uma pesquisa realizada pela Inc. com 1,5 mil líderes de companhias dos Estados Unidos mapeou o número de empreendedores com problemas de saúde mental: 36% dos entrevistados relataram que a liderança gerou ansiedade, enquanto 9% dos profissionais afirmaram sofrer com depressão.

Os dados comprovam a importância de trazer o debate da saúde mental para o mundo do empreendedorismo. “Criar o próprio negócio é o sonho de muita gente e traz uma grande satisfação pessoal. Porém, também pode causar uma tensão emocional intensa. O medo de errar e a pressão para fazer dar certo podem ser exaustivos mentalmente”, esclarece Paula, especialista da Conta Azul.

Para aliviar essas questões, é crucial que o empreendedor busque autoconhecimento, consulte profissionais especializados no assunto e prática do autocuidado, adotando bons hábitos desde cedo, antes de chegar ao estágio de exaustão.

Além disso, uma gestão da empresa eficiente ajuda a dar mais confiança e a diminuir o esgotamento. O especialista da Conta Azul compartilha 5 estratégias financeiras que os empreendedores podem adotar para minimizar os efeitos negativos gerados pela situação atual.

 

1) Orçamento e planejamento financeiro

Fazer um bom controle financeiro é uma das melhores maneiras de manter a previsibilidade do negócio e evitar problemas que tragam desgaste mental.

“A criação de um orçamento pessoal independente e um fundo empresarial sólido permite que as finanças se mantenham sob controle, reduzindo o estresse financeiro que uma desorganização das finanças pode ocasionar”, explica Paula.

 

2) Reserva de emergência

Imprevistos são comuns na rotina de um empreendedor. Seja na emissão de nota fiscal, no controle de venda ou em qualquer outra situação, é inevitável que as coisas saiam do controle, o que pode levar a uma grande tensão.

“Criar e manter uma reserva de emergência para enfrentar imprevistos financeiros garante que o empreendedor tenha meios para lidar com as adversidades no dia a dia empresarial. Essa medida reduz o estresse relacionado às finanças e ainda garante uma maior eficiência na resolução de problemas”, indica Paula.

 

3) Gestão de dívidas

Para evitar o acúmulo de pressão financeira, o empreendedor pode adotar estratégias para gerenciar dívidas. O uso de planilhas ou a implementação de um software de gestão ajudam a dar mais controle financeiro para o empreendedor, evitando gastos e garantindo os pagamentos efetivos. O controle de venda e de dívidas evita surpresas indesejadas e problemas que podem se tornar gatilhos para ansiedade.

 

4) Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Estabelecer limites saudáveis entre o trabalho e a vida pessoal evita o esgotamento, diminui o estresse e preserva a saúde mental. Focar só no trabalho, sem reservar um tempo de lazer, pode trazer sérias consequências para o psicológico.

“Muitos empreendedores se sentem sozinhos, principalmente no início do negócio, o que impacta na saúde mental. Tirar um tempo para encontrar amigos, ficar com a família e ter encontros casuais ajudam a dar mais leveza”, aponta.

Realizar atividades de lazer e exercícios físicos também contribuem para uma melhor saúde mental. Outra dica é fazer pausas durante o trabalho, pois isso evita a pressão constante e até ajuda a melhorar a eficiência.

 

5) Busca de ajuda profissional

Além do acompanhamento médico especializado, o empreendedor pode procurar aconselhamento financeiro de especialistas.

Consultores financeiros ou contadores ajudam a controlar o negócio e a melhorar a gestão financeira. Com essa ajuda, a parte mais específica e burocrática fica nas mãos de quem entende melhor do assunto, o que não só ajuda a otimizar tempo e gastos como diminui as preocupações do gestor.

 

Sobre a Conta Azul 

A Conta Azul é um ERP de gestão financeira simples e seguro, que ajuda a automatizar a rotina e organizar informações. O ERP atua no controle financeiro e transforma a relação das empresas com contadores e bancos, tornando-a mais eficiente.

A Conta Azul oferece diversos serviços, como emissão de nota fiscal, contratos recorrentes, automatização da cobrança e integração direta com o contador. O ERP financeiro centraliza as rotinas, otimiza o tempo e ajuda o empreendedor a ter previsibilidade de lucro e tomar decisões assertivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *